Receitas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cuzcuz Paulista


Oie meninas!! Atendendo aos pedidos trouxe para vocês a receita do cuzcuz paulista. Algumas pessoas não não gostam desse prato, mas eu desafio provar primeiro esse para fazer um juízo de valor kkkkkk, é sério!!! É muito gostoso mesmo.

Ele por si só é um prato principal, mas acho que ficaria maravilho com uma salada ou como uma entrada (feito em uma forma bem menor, tipo bowl). Pega o caderno aí ou dá aquele print na página.







Ingredientes:

500g de camarão médio;
01 limão;
03 ovos cozidos;
01 vidro de palmito em conserva;
04 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
01 cebola média picada;
03 dentes de alho;
04 tomates picados;
3/4 xícara (chá) de extrato de tomate (opcional);
200ml de leite de coco;
03 colheres (sopa) de coentro picado;
01 xícara (chá) de farinha de milho amarela;
01 xícara (chá) de farinha de mandioca;
01 lata de milho verde;
01 lata de ervilha;
sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

1. Tempere o camarão com suco de limão e sal.
2. Corte os ovos e o palmito em rodelas finas. Reserve.
3. Umedeça uma fôrma de pudim com azeite para que o cuzcuz desenforme mais facilmente.
4. Em uma panela, derreta a manteiga e o azeite, refogue os camarões e reserve, ou seja, tire os camarões da panela, mas deixe o molho de limão que ficou. 
5. Nesse molhinho de limão, acrescente a cebola e mexa até ficar transparente. Adicione o alho, e assim que dourar coloque os tomates picados e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos.
6. Junte a polpa de tomate, o leite de coco e o coentro. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Adicione, aos poucos, a farinha de milho e a de mandioca. Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar.
7. Acrescente metade do palmito, o milho, a ervilha e os camarões. Continue mexendo até que a mistura se desprenda do fundo da panela.
8. Decore a forma com as rodelas de ovo (nas laterais), palmito (no fundo), alguns camarões e a salsinha.

9. Transfira o cuzcuz para a fôrma preparada e cubra com filme. Quando esfriar, leve à geladeira por 3 horas. Desenforme sobre o prato e decore com as folhas de coentro. Sirva frio.


Dica: Gente esse cuzcuz tradicionalmente é servido frio, mas muita gente prefere morno. Faça da forma que melhor lhe agrade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário